terça-feira, 1 de setembro de 2015

Dicas para o ENEM



   Olá pessoal, hoje vamos falar do ENEM!
   Se você está se preparando para o ENEM apenas lendo livros didáticos, tenho umas dicas para você.
   Uma estratégia muito usada e que melhor apresenta resultados é usar as provas dos anos anteriores do ENEM para estudar. Você responde as questões com tempo cronometrado, pois afinal, você só terá 4:30 hr no primeiro dia e 5:30 hr no segundo dia, lembrando que no segundo dia você terá que fazer uma redação. São 180 questões no total sobre diversos assuntos e categorias, utilizar as provas passadas ajuda a se familiarizar com o tipo de prova e a distribuir melhor o tempo para responder as questões.
   Ler livros didáticos ajudam sempre, mas não se esqueça de estar apar das atualidades que ocorrem no Brasil e no mundo, questões sobre assuntos atuais são bem comuns nas provas do ENEM  e em vestibulares.
   Para quem já conhece as questões que caem no ENEM, você já deve ter notado que a maioria vem acompanhada de um texto, para quem tem dificuldade em interpretação de texto pode começar a treinar lendo jornais e revistas, além de livros e as matérias que já está acostumado que são eficientes para treinar já que terá de prestar mais atenção para tirar sua conclusão.
   É importante entender a matéria e não decorá-la, diferente das provas que você sabe parte da matéria que irá cair, no ENEM pode ser qualquer parte de qualquer matéria, procure entender o máximo que puder, fazer resumos a mão aluda na hora de se lembrar e de entender.
  Sobre a redação, a melhor dica é ler bastante e praticar a escrita, você ser claro com relação ao tema abordado, tente escrever uma redação por dia e peça para alguém ler para avaliar se existe clareza com relação ao assunto, se você foi objetivo, leia ela e veja se está semelhante aos textos que você gosta de ler. Tire suas dúvidas sobre gramática e ortografia, em excesso elas podem reduzir a sua nota.
   Não deixe para estudar apenas quando estiver perto do dia da prova, estude com antecedência para fixação do conteúdo e descanse bem antes do dia da prova, pois uma mente cansada não vai te ajudar. Durma pelo menos 8 hr e no dia anterior a prova dê uma folga aos estudos.
  Deixo o vídeo do meu canal no You Tube para vocês verem as dicas.
  Bom estudo, foco e boa prova! Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário